Receita de pastel de feira fácil e crocante
Receita simples de pastel de feira fácil, além de saboroso e crocante, que leva ingredientes que se tem fácil em casa ou são bem tranquilos de encontrar. Opção para lanches em casa ou até mesmo pra vender (numa feira, quem sabe?) e complementar a renda.
Adicionado a 11 de setembro de 2025, por Valewson. | Acesse à descrição completaTemos aqui uma receita de pastel de feira fácil, além de saboroso e crocante, que leva ingredientes que, se você ainda não tem em casa, são bem tranquilos de encontrar. Pode ser uma opção interessantíssima pra fazer um lanche em casa ou, quem sabe, até fazer pra vender (até numa feira, quem diria?) e complementar a renda da casa.
Quem ensina como fazer este deliciosa massa frita, que promete ser o mais fácil do mundo, foi Weder Silva, neste vídeo publicado originalmente publicado em seu canal em 25 de outubro de 2019, que detalha o procedimento, preparando uma leva de pasteis como exemplo, mostrando cada detalhe para que o resultado fique perfeito.
A seguir, apresentamos a versão em texto da receita, baseada no vídeo, para facilitar ainda mais preparar estes pasteis de feira, que já são bem fáceis de fazer. Há também uma seção extra com dicas opcionais que catamos por aí para trazer mais dinamismo ao rango.
Ingredientes
Massa
- 500g de farinha de trigo de boa qualidade
- 75ml de óleo
- 1/2 colher de sopa de sal
- 250ml de água em temperatura ambiente
Recheio
- 300g de carne moída
- 1 tomate (aprox. 100g)
- 50g de azeitonas picadas
- 1 colher de chá de tempero (ou a gosto)
- cheiro verde a gosto.
Modo de Preparo
Massa
- Em uma bacia, coloque a farinha de trigo.
- Adicione o óleo e o sal, misturando com as mãos.
- Acrescente a água aos poucos, mexendo até a massa ficar homogênea e no ponto certo.
- Sove a massa por cerca de 15 minutos até ficar macia e consistente.
- Faça uma bolinha, coloque em um saco ou recipiente e deixe descansar alguns minutos enquanto prepara o recheio.
Recheio
- Em uma panela, refogue a carne moída até secar toda a água.
- Acrescente o tomate picadinho e misture bem.
- Adicione as azeitonas picadas e o tempero.
- Deixe esfriar antes de rechear os pastéis.
- Adicione o cheiro-verde apenas na hora de rechear, para que o sabor se mantenha fresco.
Montagem e fritura
- Abra a massa em superfície enfarinhada, deixando com aproximadamente 2 mm de espessura.
- Coloque uma porção do recheio no centro da massa.
- Feche o pastel, pressionando as bordas com um garfo ou com as mãos.
- Aqueça o óleo em fogo alto e frite os pastéis até dourarem, virando para que fiquem crocantes por igual.
- Escorra em papel absorvente antes de servir.
Dicas extras
- Condimentos: no vídeo, Weder experimenta o pastel com um molho de pimenta defumada que parece sensacional, mas certamente combina com outros condimentos que você já tem em casa, como catchup, maionese, mostarda, azeite, entre outros.
- Versão com queijo: para variar, substitua todo ou parte do recheio de carne por queijo que derreta bem, como mussarela, prato ou minas padrão. Uma proporção equilibrada é 150g de carne + 150g de queijo, ou apenas queijo para um pastel puramente cremoso. Uma pitada de orégano ou pimenta-do-reino antes de fechar o pastel realça ainda mais o sabor.
- Outros recheios: experimente pastéis de frango desfiado com requeijão, calabresa com cebola, palmito com azeitonas ou até versões doces como banana com chocolate ou doce de leite com queijo. O céu é o limite.
- Harmonização: pastéis combinam muito bem com refrigerantes gelados, sucos naturais, cervejas leves ou até mesmo um chope artesanal. Para um lanche em família, um suco de frutas cítricas equilibra a gordura do pastel.
- Ocasiões para servir: deve encaixar bem em almoços rápidos, festas infantis, reuniões com amigos ou até para vender em feiras e eventos mesmo. Os pastéis também funcionam muito bem como petisco em happy hours.
- Dicas de fritura: certifique-se de que o óleo esteja bem quente antes de fritar e não sobrecarregue a panela, para garantir crocância uniforme. Escorra sempre em papel absorvente e sirva ainda quente, embora, como todos sabemos, pastel dormido no café da manhã é ainda bom demais.
- Armazenamento: pastéis podem ser congelados crus ou já fritos. Para servir depois, aqueça-os no forno ou na airfryer até ficarem quentes e crocantes, mantendo sabor e textura, sem a necessidade de fritura adicional. Dá também para fritar de novo depois: aqueça o óleo e frite até dourar novamente. Estes pasteis mantêm sabor e crocância.
Essa é uma daquelas receitas simples que só de ver já abrem o apetite.
Frita esse pastel de feira aí, vê se tem saída e depois volte aqui para nos dizer como foi o desempenho. Se for bom, compartilha também com a turma, pois achamos que com certeza todo mundo vai gostar.
VaLeW!
Mais receitas
Visão geral
- Duração: 13:26
- Visualizações: 2
- Categoria(s): Receitas, Vídeos
- Canal: Weder Silva
- Marcador(es): Bolonha Club, Gastronomia, Massas
- Postado por: Valewson