As Sete Torres do Diabo

Um assunto intrigante, mas também extremamente obscuro e ensaboado sobre qual não se encontra muita coisa.

Adicionado a 29 de novembro de 2023 por Valewson. .

As Sete Torres do Diabo é um assunto que ouvi de orelhada, mas achei extremamente intrigante, sobre supostos centros irradiadores de influência diabólica sobre o planeta Terra que, se olhados dispostos no mapa-múndi, ficam no oriente e formam a Constelação Ursa Maior.

Acontece que este papo não apenas parece extremamente misterioso e carregado de simbologia, como também não é encontrado fácil por aí. No YouTube, achei apenas alguns poucos vídeos, dois deles do falecido filósofo Olavo de Carvalho (1947-2022).

A seguir, temos o primeiro deles, que aborda o assunto no contexto do seu famoso debate com o cientista político e acadêmico russo Aleksandr Dugin (Os Eua E A Nova Ordem Mundial):

Mas o que seriam essas torres? Seriam sombrias literais estruturas onde o pessoal fica fazendo uns rituais esquisitos pra receber inspiração demoníaca e dar uma de Filho do Capeta, trazendo as desgraças, trazer os maus, trazer problema pros outros, botar o filho dos outros na maconha, cheirar maconha e fumar cocaína? Ou seriam uma metáfora para algumas tradições herméticas que influenciam aqueles que querem trazer as coisas ruins pros outros? São chamadas de torres por terem alguma espécie de grandes mestres ensinando maldades do topo? Mas, com o perdão do trocadilho, que diabos?

Pra deixar claro, de acordo com um artigo do próprio Olavo de Carvalho, Oriente contra Ocidente, as Sete Torres do Diabo são algo totalmente diferente daquele lacólito colunar, também cercado de mistério, que parece um toco de árvore gigante localizado no estado americano de Wyoming. Trata-se, na verdade, de uma conversa do doutrinário esotérico francês René Guénon (1886-1951), o que já dá a deixa de ser extremamente ensaboada e obscura.

É curioso, ainda segundo o texto de Olavo, que essas Torres do Diabo, as quais espalhariam capirotagem mundo afora, estariam localizadas as regiões das “fontes da Tradição primordial”, das quais Guénon afirma que a civilização ocidental se afastou, causando assim sua própria decadência. se tornando “uma mescla de capitalismo, materialismo cientificista e pseudo-religiões populares”.

Ou seja, essas fontes também estão todas no Oriente, “especificamente nas regiões da Sibéria Central, da Malásia e do Tibete percorridas por Ferdinand Ossendowski em 1920 segundo a narrativa de Bêtes, Hommes et Dieux, onde o famoso explorador conta ter penetrado no santuário subterrâneo do próprio ‘Rei do Mundo’“. Ou seja, a resenha ainda é mais misteriosa e complexa do que eu pensava.

Olavo comenta esse trecho no vídeo abaixo, o segundo que achei a respeito das Torres:

O tal “Rei do Mundo”, que também surge na história, seria o cidadão em torno do qual gira toda a história terrestre, enquanto as Sete Torres do Diabo estariam localizadas no Sudão, Nigéria, Síria, Iraque, Turquestão, Rússia e Rússia (de novo). Vale ressaltar também que o Urso (lembra da constelação?) é um símbolo tradicional da Rússia.

Um grande empecilho em tentar entender esse assunto direito é o fato de que não vou ler e nem recomendo ninguém a ler René Guénon, pois não é algo que serve pra algo bom sem o necessário preparo. E tem a questão da preguiça também. Prefiro ler Turma da Mônica, como lembrou o Gato Preto.

Outro perrengue é que estes dois vídeos tratam das Torres do Diabo em outros contextos, não são especificamente sobre elas. O primeiro é no debate com o professor Dugin, onde o russo interpreta o pensamento de Guénon como um maniqueísmo entre Ocidente (totalmente mau) e Oriente (totalmente bom), ao que Olavo aponta que as Torres do Diabo, segundo o próprio francês, estão todas justamente ao leste do planeta. Já no segundo (e no artigo), as Torres aparecem quando o brasileiro mostra uma contradição neste pensamento guenoniano. Enfim, fica tudo bem vago.

O terceiro vídeo que encontrei foi esse do Danielimab, que também esbarrou na outra grande barreira, inclusive já citada aqui, de que quase não se encontra muita coisa na net sobre esse assunto:

Enfim, por hora é o que consegui garimpar por aí sem ter que ir nas fontes primárias.

Descobrindo algo mais relevante, voltamos aqui para atualizar o post com as novidades.

Podia mesmo era ter um especial do Canal Assombrado, hein? Hehehe!

VaLeW!

Backups e referências

Mais curiosidades e mistérios

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x