Os mistérios da Pedra da Gávea

Uma esfinge construída pelos fenícios? Portal pra terra oca? Local de visita de aliens?

Adicionado a 1 de outubro de 2023 por Valewson. .

Resolvemos reunir nesta matéria informações e vídeos (incluindo documentários e gameplays) sobre a Pedra da Gávea — a característica montanha monolítica na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro — e as lendas e mistérios relacionados ao local.

O Rio é extremamente rico quando o assunto é lugares bonitos — como o Cristo Redentor, a Lapa, o bondinho do Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea — mas, segundo algumas conversas, uma das atrações naturais mais famosas dessa cidade pode não ter surgido tão naturalmente assim.

A Pedra da Gávea fica de frente para a praia de São Conrado caminho da Rocinha, Vidigal e Leblon. Tem gente que jura de pé junto que os fenícios que visitaram o Rio de Janeiro construíram monumentos por lá, e que esta montanha é o túmulo de um antigo rei da Fenícia, região que se localizava no norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Síria e norte de Israel. Isso, se verdade, implicaria que outros povos visitaram as Américas antes dos europeus.

Acontece que essa a teoria de que os fenícios, que eram grandes navegadores, atravessaram o Atlântico chegando às Américas a mais de 3 mil anos antes dos descobrimentos oficiais é baseada por diversos vestígios encontrados no continente. Inscrições, petróglifos e artefatos seriam evidências que esta civilização realmente esteve nas Américas, e o Brasil teria uma participação especial com as misteriosas inscrições da Pedra da Gávea no Rio de Janeiro (juntamente com a Pedra da Paraíba na região Nordeste).

O local é tema de muitos estudos. Em 1963 o arqueólogo e professor Bernardo A. Silva traduziu as inscrições da Pedra da Gávea como: “LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT”, Lidas de trás para a frente: “TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL”, ou “Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal”. Esses nomes, Badezir e Jethbaal, e a cidade de Tyro, realmente são históricos, mas o problema estaria em “Phoenicia”, pois os fenícios não se chamavam assim, mas de Caanitas.

No século XIX. estas marcas na rocha chamaram a atenção do Imperador D. Pedro I, e seu pai, D. João VI, rei de Portugal, já ter recebido um relatório de um padre falando sobre as mesmas, que seriam datadas de antes de 1500. O Instituto Histórico e Geográfico do Brasil decidiu então que a Pedra da Gávea deveria ser extensamente analisada Algumas outras marcas lembrando cobras, raios solares, e tal espalhados pelo topo da montanha.

Existem também as ideias de que a Pedra da Gávea é uma esfinge, que abrigaria um portal para a terra oca, um local visitado por aliens e outras peculiaridades.

Por exemplo, segundo este excelente artigo sobre a Pedra, dois jovens pesquisadores resolvem passar a noite na Pedra da Gávea. Milhões de estrelas são vistas no céu do Rio de Janeiro, então uma cidade livre da poluição. No meio da madrugada avistaram uma misteriosa luz verde que saía de uma fenda.

De imediato os dois foram ao referido local verificar o que poderia ser aquela misteriosa luz. Ao entrarem na fenda, se depararam com um estranho ambiente com várias estátuas humanas. Uma nova luz muito forte fez com que ambos desmaiassem. Ao acordarem, já com dia claro, eles desceram e trataram de contar o fato à imprensa. Um jornal se interessou pela história e acertou com eles uma visita ao local de onde a tal luz verde saía.

Ao voltarem à Pedra da Gávea veio a desilusão, não conseguiram achar a tal fenda e muito menos o ambiente onde tinham visto as estátuas humanas. Posteriormente os dois enlouqueceram e foram internados na colônia Juliano Moreira (Jacarepaguá), onde viveram seus últimos dias, jurando terem vivenciado a história que contaram para os jornais.

O clima de mistério em volta da Pedra da Gávea fez com que o local fosse usado como cenário de vários filmes brasileiros. Em Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, a pedra era o túmulo de um rei fenício. Já em Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989), a personagem interpretada por Angélica, filha de um rico proprietário de uma indústria de papel, foge e vai parar em uma caverna que esconde um mundo cheio de monstros, localizada no interior da Pedra da Gávea. Existe até um game brasileiro que tem o local como cenário também.

Vídeos e documentários

Você pode obter ainda mais informações sobre este tema a seguir. Por exemplo, no vídeo do canal Fatos Desconhecidos, temos uma introdução à teoria que diz que a Pedra da Gávea é o túmulo de um antigo rei fenício, que este povo esteve no RJ bem antes dos portugueses:

A Pedra da Gávea chama atenção desde o descobrimento do Brasil. Seria a Pedra da Gávea uma esfinge fenícia? Seria um portal de entrada pra um reino subterrâneo ou entrada extra dimensional para naves alienígenas? Até hoje, as pessoas dizem que já viram luzes e naves pousando ou circulando pelo local…

Já ouviu falar na Pedra da Gávea? Sabia que esta montanha à beira mar é cheia de lendas e mistérios fantásticos? Então se inscreva no canal e contemple um dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro.

No alto de uma montanha com os seus 842 metros na costa do Rio de Janeiro, diversas pessoas enxergam uma escultura gigantesca que se parece com um rosto de um homem idoso e de barba. Ao lado do que seria a cabeça dessa escultura, existem algumas inscrições misteriosas, de uma língua extinta, talvez.

A Lenda da Gávea

A seguir, temos o detonado do jogo A Lenda da Gávea, um adventure nacional de 1987 para ZX Spectrum (aqui no Barsil para o TK90x,TK95). Trata-se de um adventure baseado em texto ilustrado do programador Luiz Fernandes de Moraes e publicado pela empresa brasileira STOP Informática. Também foi lançado para MSX.

O enredo do jogo conta que há dois milhões de anos, uma nave espacial caiu na costa brasileira. Os alienígenas sobreviventes enterraram os destroços radioativos e o corpo do capitão do navio dentro de uma enorme rocha e gravaram sua imagem nela. Chegando ao presente, o exército americano começa a experimentar tecnologias que alteram a mente em alguns assuntos. Um deles entra em transe e começa a contar o que aconteceu há tantos anos no Brasil. O governo dos EUA decide investigar essas alegações posicionando tropas perto da Pedra da Gávea, única estrutura que corresponde à descrição no território brasileiro. Um alpinista, contratado como guia, descobre a trama e envia documentos militares secretos a um amigo, na esperança de desvendar o mistério escondido no interior da rocha.

Tem outro vídeo de A Lenda da Gávea também:

Links externos

Mais curiosidades e mistérios

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x