Receita de cupim na manteiga no churrasco
Receita que ensina como preparar no churrasco o cupim na manteiga. É facinho e combina com farofa com cebola caramelizada e alho frito, molho de cebola agridoce (ou vinagrete clássico), arroz biro-biro ou mandioca cozida.
Adicionado a 15 de julho de 2025, por Valewson. | Acesse à descrição completaNeste vídeo originalmente publicado a 16 de março de 2017 no canal Barbaecue, temos uma receita que ensina como preparar no churrasco o cupim — um delicioso corte que exige tanto acertar a mão como moderação —, na manteiga.
O churrasqueiro e apresentador, um barbudo que combina com o nome do canal, promete que o procedimento é facinho, e, pelo que você vai ser capaz de ver no vídeo, deve ficar bom demais.
Já a versão em texto abaixo foi baseada no que o Barbaecue ensinou. Publicamos aqui para enriquecer a publicação te ajudar mais ainda a preparar essa maravilha no seu próximo braseiro:
Ingredientes
- 1 peça de cupim (aproximadamente 2 kg);
- Manteiga sem sal (em temperatura ambiente);
- Sal a gosto (preferencialmente sal de parrilla ou um sal grosso de boa granulometria);
- Pimenta-do-reino moída a gosto;
- Alho picado a gosto;
- Papel alumínio (lado brilhante para dentro).
Modo de preparo
- Prepare o cupim: se necessário, porcione ou corte o cupim em pedaços menores. Espete a peça com cuidado. Caso tenha dificuldade, apoie a carne na coxa para facilitar o manuseio.
- Tempere com manteiga: espalhe manteiga por toda a superfície do cupim. Faça furinhos na carne com uma faca ou com o dedo e insira um pouco de manteiga neles também. Isso ajuda a intensificar o sabor e deixar a carne mais macia.
- Adicione os temperos: salpique sal e pimenta-do-reino por todos os lados. Se desejar, adicione alho picado.
- Embale no papel alumínio: envolva bem a peça em várias camadas de papel alumínio (cerca de 8 a 10 voltas), garantindo que fique completamente vedado. Feche bem nas pontas para evitar que o suco da carne escape.
- Leve à churrasqueira: posicione o cupim em fogo indireto, ou seja, longe da brasa, e deixe assar por 2 horas e meia. se estiver usando espeto, vire a peça a cada 20 ou 30 minutos.
- Finalize na brasa: após o tempo indicado, retire o cupim do papel alumínio e coloque-o diretamente na grelha ou no espeto, agora próximo ao fogo, apenas para dourar e dar uma leve tostadinha por fora (cerca de 10 a 15 minutos).
- Sirva: após dourar, fatie o cupim, respeitando as fibras, e sirva imediatamente.
Dicas extras
- Tempo ideal de cocção: se você tiver uma churrasqueira com termômetro, mantenha a temperatura interna entre 160 °C e 180 °C durante o cozimento indireto. Isso ajuda a garantir que a gordura derreta corretamente e a carne fique macia.
- Improvisando o cozimento: não tem espeto ou churrasqueira com divisória para fogo indireto? Use uma assadeira grossa com grelha dentro, coberta com papel alumínio, e deixar o cupim no forno convencional a 180 °C por cerca de 2h30min. Depois, finalize no grill ou na boca do fogão com uma frigideira bem quente.
- Lenha faz diferença? Sim! Usar lenha de aroeira ou outras frutíferas (como macieira ou goiabeira) confere aromas incríveis à carne, mas se não tiver, o bom e velho carvão vegetal também cumpre o papel.
- Acompanhamentos sugeridos: farofa com cebola caramelizada e alho frito, molho de cebola agridoce (ou vinagrete clássico), arroz biro-biro ou mandioca cozida na manteiga de garrafa.
- Serviço e porção: casquear o cupim diretamente na tábua e servir com um molhinho ao lado torna a experiência mais informal e atraente. Ideal para dividir em roda de amigos, no bom sentido, é claro.
Se você seguir o passo a passo com carinho e atenção, vai tirar um cupim suculento, macio e cheio de sabor.
Essa receita com certeza vai fazer a diferença em churrascos de fim de semana, especialmente quando acompanhada dessas delícias citadas acima ou até mesmo um toque de limão espremido por cima.
Tenta aí e nos diga se deu certo!
VaLeW!
Mais receitas