Leitores de RSS: o que são e como usar

Adicionado a 12 de dezembro de 2022 por Emerald. .

Este artigo fala sobre o que são e como usar RSS, um tipo de arquivo padronizado com atualizações de sítios eletrônicos que apresenta vantagens.

Quem é da internet das antigas sabe que um dos métodos mais comuns de acompanhar blogues ou sites era usar um leitor de RSS Feed.

RSS é um tipo de arquivo padronizado com atualizações que quase todos os sites usam, ainda que seja escondido. Geralmente, ele é atualizado toda vez que o dono do site faz alguma coisa, porque geralmente isso é feito de maneira automática. Arquivos RSS são arquivos de texto que, ao serem colocados em um leitor de RSS, são facilmente legíveis. Uma das vantagens de usar RSS é que o usuário não precisa ficar entrando em sites, carregar páginas, ver pop-ups nem propagandas, basta abrir seu leitor de RSS, atualizá-lo e lá estão os novos conteúdos de seus sites favoritos.

Quase todos os blogues em WordPress têm um link de RSS associado. Por exemplo, o VaLeW tem o seu próprio feed. Além disso, já se perguntou por que podcasts estão disponíveis sempre em dezenas de plataformas? Podcasts são, basicamente, feeds de RSS. Isso faz com que boa parte dos aplicativos de podcast também seja capaz de funcionar como um leitor de RSS.

O vídeo abaixo ensina a utilizar RSS feeds em Windows, através do Feedly, e Linux, através do Newsboat.

O leitor de RSS Feed mais comum em celulares é o Podcast Addict, disponível na Play Store, mas existem alternativas de código aberto para quem estiver interessado. Ele é simples de usar e funciona bem tanto para podcasts, tendo um player próprio, quanto para sites de notícias.

Clique na figura abaixo para ampliá-la:


Feeder é provavelmente o melhor leitor de RSS open-source que existe até o momento.

Se quiser usar para ouvir podcasts, existe o Podverse também, que aceita feeds privados, que necessitam de login e senha, coisa que muitos não fazem.

Para encontrar os feeds de RSS em sites comuns, procure por este símbolo:

E copie o URL para o qual você é mandado, que vai ser similar ao já mencionado do VaLeW. Geralmente é só adicionar um /feed ao final do URL original, mas podem existir outros. Se não encontrar nada, visite o código-fonte da página clicando com o botão direito ou então usando o atalho CTRL+U do navegador. No código-fonte, procure por “rss”, que provavelmente será uma classe, e copie o link que encontrar. No caso do VaLeW, é possível fazer isso e encontrar o link dentro de uma classe.

Copie este link, adicione no seu leitor de RSS, o atualize e passe a receber todas as atualizações dos sites mais facilmente!

P.S.: este artigo foi escrito por Emerald, do Monks. Temos também um reply em um tópico no fórum dos nossos amigos da Gaming Room a respeito disso.

Mais artigos

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x