Como abrir arquivos .camrec do Camtasia antigo e recuperar gravação

Adicionado a 15 de julho de 2020 por: Valewson.

Este artigo ensina como abrir arquivos no formato .camrec do Camtasia antigo, caso você não esteja conseguindo, e recuperar uma gravação que pode ser reutilizada ou editada com a versão nova do programa ou qualquer outra ferramenta capaz de lidar com ficheiros AVI e WAV.

O procedimento, que é muito simples, pode ser tentado quando você recebe o erro “Cannot Load File. It Is Either an Unsupported Media Type or Required Codecs Are Not Found” ao tentar abrir o .camrec com o Camtasia. Isso aconteceu comigo até com uma versão antiga da ferramenta, o Camtasia 8.

Para quem não conhece, o Camtasia Studio é um software de criação de vídeo desenvolvido pela TechSmith que permite criar vídeos – como tutoriais ou gameplays – capturando a tela do computador, fornecendo também ferramentas para edição e tal. O formato .camrec é justamente o usado para armazenar vídeos e áudios capturados pelos Camtasias anteriores ao 9, versão a partir da qual passou-se a usar o formato .trec para isto. Ao que parece, gravações muito velhas, feitas tipo antes do Camtasia 8, não são mais lidos pelas edições recentes da ferramenta.

Acontece que, felizmente, um .camrec é também um arquivo compactado que pode ser lido com o 7-Zip (e talvez outras ferramentas similares):

Abrindo .camrec com o 7-Zip

Ou seja, dá para você abrir o arquivo .camrec com o 7-Zip como faria com qualquer ficheiro compactado (.ZIP, .RAR, TAR etc.). Se tiver com a ferramenta integrada no Windows, clique na gravação com o botão direito e selecione 7-Zip > Abrir arquivo compactado.

Quando abrir a janela parecida com esta acima, basta extrair o Screen_Stream.avi e SysAudio.wav, os arquivos com respectivamente o vídeo e áudio da captura de tela que deja recuperar.

É basicamente isso. Agora, vai dár para você editar a sua gravação antiga num Camtasia mais atualizado ou num outro programa de sua preferência que seja compatível com tais formatos (AVI e WAV). Só lembrando que convém sincronizar o vídeo com o áudio na hora de editar.

Sim, dá pra tentar abrir o .camrec com uma versão velha do Camtasia, mas, como supracitado, não consegui nem com o 8, e pode ser que seja também o seu caso. Além disto, da forma que descobri e ensinei aqui, dá muito menos trampo.

Veja também

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x