Quatro pilotos desclassificados na F1: eles viram a bandeira preta

Vídeo do Boteco F1 que lista quatro pilotos desclassificados na Fórmula 1, contando e comentando os motivos pelos quais viram a bandeira preta, os mais malucos possíveis, e tiveram que abandonar a corrida! Inclui duas lendas!

Adicionado a 3 de outubro de 2025 Valewson Vídeos, Automobilismo Descrição completa

Descrição completa

Neste vídeo do Boteco F1, canal onde foi publicado originalmente em 22 de setembro de 2020, o Sérgio Siverly lista quatro pilotos desclassificados na Fórmula 1, contando e comentando os motivos pelos quais eles viram a bandeira preta, os mais malucos possíveis, e tiveram que abandonar a corrida!

São quatro episódios que mostram como a bandeira preta é um recurso raro, mas decisivo, da Fórmula 1. São casos que mostram como, na F1, sempre há espaço para o imprevisível.

Em seguida, fizemos um resumo deste registro histórico e curioso da categoria em texto, baseado no vídeo original.

Elio de Angelis – GP da Austrália de 1985

O italiano Elio de Angelis, então piloto da Lotus, foi desclassificado logo em sua primeira corrida no circuito de Adelaide, em 1985. O motivo? Durante a volta de apresentação, perdeu posições no grid e, pelas regras, deveria ter largado do final do pelotão. No entanto, tentou recuperar as posições ultrapassando os rivais ainda na volta de aquecimento. O resultado foi uma bandeira preta e eliminação na 18ª volta.

Michael Schumacher – GP da Grã-Bretanha de 1994

O caso mais polêmico talvez seja o de Michael Schumacher em Silverstone, 1994. O lendário alemão ultrapassou Damon Hill duas vezes durante a volta de apresentação, algo proibido, e a direção de prova aplicou um stop-and-go que deveria ser cumprido até a 21ª volta — mas Schumacher simplesmente ignorou a punição e continuou correndo. Os comissários reagiram com a bandeira preta, mas o piloto não parou. Ele chegou a cruzar a linha de chegada em 2º lugar, mas foi desclassificado em seguida.

Al Pease – GP do Canadá de 1969

Um dos episódios mais insólitos da história da Fórmula 1 aconteceu com Al Pease, canadense que disputava sua terceira corrida na categoria, todas no GP do Canadá. Em 1969, o piloto rodava tão lentamente que chegou a estar 23 voltas atrás dos líderes. Quando os ponteiros já estavam na volta 46, Pease seguia apenas na volta 22, daí os comissários concluíram que ele representava risco à segurança e o desclassificaram por…ser lento demais. Foi sua última corrida na F1. Que despedida…

Nigel Mansell – GP de Portugal de 1989

No Estoril, em 1989, Nigel Mansell protagonizou uma das cenas mais malucas da Fórmula 1: depois de perder a entrada correta para o box da Ferrari na volta 34, o Leão engatou a marcha à ré em plena entrada do pit lane para retornar e realizar a parada — manobra proibida até hoje. Resultado: bandeira preta.

O problema é que Mansell ignorou a desclassificação, assim como Schumacher faria alguns anos depois. Continuou na prova, brigando por posições, e, ainda por cima acabou colidindo com Ayrton Senna. Ambos abandonaram, e o britânico ainda deixou escapar pontos preciosos que poderiam pesar na disputa pelo título de 1989. Bom, ninguém em sã consciência pode negar que Mansell foi um piloto incrível, mas também um trapalhão de marca maior. Se algum episódio não poderia faltar nesta lista, seria exatamente este!

A bandeira preta como último recurso

Estes episódios servem para lembrar o caos que pode ser uma corrida, e que a bandeira preta não é mostrada por qualquer motivo: só aparece em casos extremos, seja por desrespeito às regras, condutas perigosas ou situações completamente bizarras.

De Angelis e especialmente lendas como Schumacher e Mansell tiveram carreiras de destaque, com vitórias e títulos que os consagraram na Fórmula 1, mas também acabaram marcados por momentos em que escorregaram no tomate — episódios curiosos que mostram que até os maiores não estão imunes a deslizes ou maluquices. Já Al Pease, coitado, parece que ficou lembrado principalmente por ter sido desclassificado por ser lento demais. Sacanagem!


E você?

Lembra de mais uma desclassificação maluca dessas no automobilismo? Deixe nos comentários!

VaLeW!

Mais curiosidades sobre automobilismo

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x