Justin Wilson: a última morte na Fórmula Indy

Adicionado a 20 de fevereiro de 2024 por Valewson.

Vídeo sobre o acidente fatal de Justin Wilson, o que se deu na temporada de 2015 desta categoria e foi, felizmente, a última morte na Fórmula Indy até os dias de hoje.

Este vídeo do canal Papo Velocidade fala sobre o acidente fatal de Justin Wilson, o que se deu na temporada de 2015 desta categoria e foi, felizmente, a última morte na Fórmula Indy até os dias de hoje.

Justin Boyd Wilson (31 de julho de 1978 – 24 de agosto de 2015) foi um piloto profissional britânico de corridas de monopostos que competiu na Fórmula 1 em 2003, na Champ Car World Series (CCWS) de 2004 a 2007 e na IndyCar de 2008. a 2015. Ele venceu a primeira Fórmula Palmer Audi (FPA) em 1998, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 (IF3000) com a Nordic Racing em 2001 e co-venceu as 24 Horas de Daytona de 2012 pela Michael Shank Racing.

O acidente se deu na 179ª volta do ABC Supply 500 do notório Pocono Raceway em 23 de agosto de 2015, o então líder da corrida, Sage Karam, perdeu o controle de seu carro na primeira curva após passar por um solavanco na superfície do asfalto e bateu fortemente com a frente ontra uma parede à direita do circuito. O cone do nariz do carro foi removido com força suficiente para ricochetear ao longo da superfície de corrida enquanto outros pilotos manobravam. James Jakes desacelerou mais rápido que Wilson, que virou à direita para evitar o contato com seu carro. Ao mesmo tempo, o cone do nariz do carro de Karam atingiu o capacete de Wilson enquanto guiava pelo local do acidente. Wilson ficou inconsciente e seu carro quase imediatamente desviou para a esquerda fora de controle em direção à parede interna. Ele saiu da pista, atingindo a parede lateral esquerda acoplada a uma barreira SAFER após a primeira curva e continuou a deslizar antes de parar.

Wilson não respondeu quando a equipe de segurança da pista chegou ao seu veículo e teve que ser retirado dele. Um helicóptero medivac foi chamado e transportou Wilson para Lehigh Valley Hospital – Cedar Crest, nas proximidades de Allentown, Pensilvânia. Ele estava em coma com um grave ferimento na cabeça e em estado crítico.

Wilson foi declarado morto devido aos ferimentos no dia seguinte, às 17h37, horário local, do dia 24 de agosto. O presidente do Indianapolis Motor Speedway, J. Douglas Boles, e o CEO da Hulman & Company, Mark Miles, tornaram a notícia pública às 21h do mesmo dia. Ele foi o primeiro piloto a morrer devido a ferimentos sofridos em um acidente de corrida na IndyCar desde que Dan Wheldon foi morto durante o IZOD IndyCar World Championships de 2011 em Las Vegas Motor Speedway.

Uma autópsia conduzida por Andrew Kehm, vice-legista-chefe do Gabinete do Legista do Condado de Lehigh, em 26 de agosto, determinou que Wilson morreu devido a um traumatismo contuso na cabeça. Em 10 de setembro, recebeu um funeral na Igreja St. James The Great em Paulerspury, Northamptonshire, Inglaterra, com a presença de cerca de 500 pessoas em luto, que incluíam membros da comunidade do automobilismo. Wilson foi posteriormente cremado e um velório foi realizado para ele no Circuito de Silverstone.

Um inquérito sobre sua morte foi realizado no Northampton General Hospital na manhã de 9 de março de 2016. O legista concluiu que sua morte foi “acidental”. Foi lida uma declaração do pai de Wilson, que descreveu a tragédia como um “acidente estranho” e declarou:

O carro que liderava a corrida bateu e estava a mais de 200 milhas por hora [320 km/h]. O motorista saiu ileso, mas os destroços de seu veículo voaram alto e um pedaço grande e pesado atingiu Justin na cabeça enquanto ele se aproximou do local do acidente. Justin estava inconsciente, foi retirado do carro e levado às pressas para o hospital. Ele foi submetido a uma cirurgia e mantido em uma máquina de suporte vital até o dia seguinte. Foi então tomada a decisão de desligar a máquina e Justin foi declarado falecido.”

P.S.: este vídeo foi publicado originalmente em 4 de outubro de 2020.

Mais automobilismo

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x