Como movi o WordPress de uma instalação antiga do EasyPHP pra nova
É bom guardar pra não ter que quebrar a cabeça de novo caso tenha que repetir o processo. Pode ajudar mais alguém, também.
Atualizado a 2 de dezembro de 2025 Facínora Artigos, Soluções de problemasResolvi arquivar aqui como movi o WordPress de uma instalação antiga do EasyPHP pra uma nova, quase como se fosse uma entrada num “diário de desenvolvimento” que foi publicada originalmente no Contos do Mausoléu em 29 de maio de 2019 (o que significa que pode ter alguma coisa desatualizada).
Não foi nada difícil, mas existem uns detalhes que descobri na marra que quero registrar para poder consultar posteriormente. Pois bem, o EasyPHP, pra quem não conhece, é, em curtas linhas, uma plataforma de desenvolvimento web que consiste em um servidor local que já vem com a trinca Apache, PHP e MySQL para Windows. Isto facilita bastante a vida de quem quer mexer com estas coisas, pois não precisará de um servidor remoto para rodar scripts PHP etc. Já o WordPress é o CMS mais popular do mundo, o “script de blog” (como meu amigo falava anos atrás) que mais uso.
Passo a passo
Iniciando
- Primeiro, fiz um backup do EasyPHP 5.3.6.0, o antigo no caso aqui. Acabou que nem mexi na pasta antiga, mas é bom fazer. Como ele é quase 100% portável, basta zipar sua pasta com o servidor desligado.
- Depois, baixei a versão mais nova do EasyPHP que achei. Nesta época, foi a Devserver 17.0 para Windows 7/8/10.
- Instalei o pacote em algum lugar qualquer.
- Não precisa de carregar o EasyPHP agora.
Movendo arquivos e base de dados
- Fácil também. Peguei a pasta onde estava o WordPress no EasyPHP antigo, copiei e colei dentro da pasta
\eds-wwwque fica dentro da pasta onde instalei o Devserver 17.0 (o servidor local novo). - Depois, liguei o servidor antigo e abri o phpMyAdmin, cliquei em “Export” e mandei salvar o arquivo .sql de toda a base de dados do EasyPHP 5.3.6.0.
- Desliguei o antigo e mandei ligar o novo. No dashboard do Devserver 17.0, mandei iniciar o HTTP SERVER e o DATABASE SERVER, o que liberou o botão “Open” do módulo do MySQL Administration : PhpMyAdmin 4.7.0. Daí, cliquei em “Import”, selecionei o arquivo que mandei dumpar da base de dados antigas e depois cliquei em “Executar”.
- Aqui pode emperrar, pois o limite de tamanho de arquivo para carregar pode estar baixo, tipo 2 MB. Para alterar isso, faça o descrito no link da documentação que aparece na mensagem de erro ou siga os passos a seguir.
Aumentando limite de upload de arquivos do PHP
- Primeiro, descobri qual o PHP que eu estava usando. Era o
PHP 5.6.30 x86(aparece na Dashboard do EasyPHP). - Daí, abri a pasta
\eds-binaries\phpe procurei a pasta que começa com php5630 (aqui eraphp5630vc11x86x190529114500). - Abri o arquivo
PHP.INIcom o Bloco de Notas e procurei pelas linhasupload_max_filesizeepost_max_size, as duas estavam setadas 2M, ou seja, só podia carregar arquivos de 2 MB. Alterei as linhas para 200M de uma vez, ai ficaram assimpost_max_size = 200Meupload_max_filesize = 200M. - Mandei reiniciar o Apache. Pronto. Fui capaz de importar a DB antiga de boa pro MySQL novo.
Configurando os Working Directories
- Nesta versão do EasyPHP, precisa de criar um “Working Directory” para cada projeto seu, se bem entendi. Assim, na Dashboard cliquei em “+add directory”, coloquei no “Working directory name” WordPress-Local e no “Path to the working directory” a pasta completa onde copiei os arquivos do WordPress. Aqui ficou assim:
C:\EasyPHP-Devserver-17\eds-www\bloggenerico\. - Coloquei originalmente apenas “WordPress” como o working directory name, mas, por algum motivo, redirecionava para a porta 8888, sendo que o Apache está configurado para a porta 8080. Não entendi bem o motivo disto, só sei que não deu certo aqui.
Passos finais
- Antes de mais nada, abra o phpMyAdmin da MySQL nova e procure, na base de dados do WordPress, a tabela chamada
wp_options. Cliquei nela. - Abriu a página e daí eu cliquei em “Editar” na primeira linha (
siteurl) e mudei o valor que estava para o novo endereço que criei no Working Directories. Ficou tipo assim aqui:http://127.0.0.1:8080/edsa-Wordpress-Locale mandei executar. - Tem mais detalhes de como mover instalações aqui, mas em outro contexto (talvez desnecessário pra este caso).
- Chamei o
WP-ADMINdo endereço novo (http://127.0.0.1:8080/edsa-Wordpress-Local/wp-admin/), usei a senha antiga, fui no Configurações > Geral > Endereço do site (URL) e coloqueihttp://127.0.0.1:8080/edsa-Wordpress-Local/wp-admin/de novo. Mandei salvar. - Pronto. Já deve dar pra botar pra rodar.
Notas diversas
- Pode ser que na hora de atualizar o WordPress, dê o erro “No working transports found”. Para corrigir isto, basta editar o arquivo PHP.INI de novo, procurar essa linha
;extension=php_openssl.dll, tirar este ponto e vírgula (vai ficar só assim a linhaextension=php_openssl.dll), salvar o arquivo e mandar reiniciar o servidor Apache. - Estes procedimentos que fiz devem funcionar caso você não tenha feito nada de muito diferente no EasyPHP antigo, tipo, não mexeu na senha da MySQL nem nada.
- Fiz as mesmas anotações no Twitter, embora bem mais simplificado do que isto tudo que escrevi neste artigo.
Bom.
Espero que seja útil para mais alguém. Pra mim, é bom guardar pra eu não ter que quebrar a cabeça de novo caso tenha que repetir o processo.
Se tiver correções, atualizações, sugestões ou complementos, não hesite em deixar nos comentários, beleza?
Abraços.
Mais informações e troubleshooting
Visão geral
- Visualizações: 5800
- Categoria(s): Artigos, Soluções de problemas
- Marcador(es): Informática
- Postado por: Facínora
- Originalmente adicionado em: 29 de maio de 2019

