Barriga de porco crocante chinesa [Receita]

Esta beleza combina com mostarda amarela e, com toda a certeza, aquela cachacinha.

Atualizado a 29 de abril de 2025 por Facínora.

Noutro dia, recebemos um vídeo do site RecipeTin Eats que ensina a fazer a Barriga de Porco Crocante Chinesa (ou Chinese Crispy Pork Belly).

Trata-se de mais uma obra de arte gastronômica na forma de uma receita que rende 8 porções. Ela parece que dá um pouco de trabalho, mas os ingredientes não são muito difíceis de encontrar.

Embora o Bolonha Club ainda não tenha tentado mandar essa barriga de porco, legendamos, transcrevemos e kibamos o vídeo, que encontra-se a seguir. Depois dele tem a versão em texto do procedimento, pra tentar deixar tudo mais prático:

Receita

Ingredientes

  • 800 a 1.2kg de barriga de porco com pele.
  • 1 colher e ½ de sopa de vinho chinês de cozinha.
  • 1 colher de chá (~5ml) das “cinco especiarias em pó chinesas” (Chinese five spice powder).
  • 1 colher de chá de pimenta branca.
  • 1 colher de sal.
  • 1 colher de sopa (~15ml) de vinagre branco (ajuda a espalhar o calor uniformemente).
  • 200g de sal grosso.

Modo de preparo

  1. Usando um furador de gelo, espeto de metal afiado ou outra ferramenta similar, faça uns buracos na pele da barriga de porco. Tenha muito cuidado para não perfurar a gordura ou a carne.
  2. Vire a barriga de porco de cabeça para baixo. Esfregue o vinho de cozinha chinês na carne (não a pele), gradualmente.
  3. Polvilhe por cima as cinco especiarias em pó, sal e pimenta. Esfregue toda a carne (não na pele).
  4. Coloque em um recipiente com a pele pra cima. Seque a pele com toalhas de papel. Refrigere, descoberto, por 12 horas (no máximo 24 horas).
  5. Pré-aqueça o forno a 180C/350F (todos os tipos de forno).
  6. Remova a carne de porco do refrigerador e coloque-a em uma folha grande de papel alumínio. Dobre os lados da folha em torno da carne de porco para fechá-la confortavelmente (veja no vídeo acima), deixando uma borda vertical de 1,5cm acima da pele de porco (para manter o sal dentro).
  7. Transfira a carne de porco para a assadeira. Seque a pele com toalhas de papel.
  8. Pincele a pele com o vinagre.
  9. Espalhe o sal grosso pela pele, presumindo que você deixou as bordas para segurar o sal.
  10. Asse durante 60 minutos.
  11. Remova a carne de porco do forno e transfira para uma tábua ou superfície para tirar o sal grosso e depois coloque de volta na travessa.
  12. Mude para o grill com potência média alta. Coloque a travessa para que esta fique pelo menos a 25cm da fonte de calor por 20 a 25 minutos, girando a bandeja uma vez, até que a pele esteja dourada, crocante e estufada.

Modo de fazer mais fácil

O modo de fazer abaixo é mais fácil e deixa a pele crocante, mas a pururuca não fica estufada como no modo “oficial”:

  1. Para este método, pode ser utilizado uma xícara de mesa de sal, o suficiente para cobrir a pele por 3 a 5mm (veja o passo 6 do modo oficial).
  2. Não precisa de picar a pele mas seguir os mesmos passo até raspar o sal.
  3. Ao invés de grelhar, aqueça o forno até 240C/465F.
  4. Coloque a carne de porco numa prateleira e volte à assadeira.
  5. Assar durante mais 30 minutos ou até que a pururuca esteja dourada e crocante.

Notas

  • Fatie os pedaços da barriga de porco com largura de 1 a 1,5cm e sirva com mostarda amarela comum. A picante ou Dijon não são adequadas.
  • Pode ser servido com açúcar do lado para acompanhar, também. Não sei se fica bom, mas com uma cachacinha, certamente, é.
  • Se for guardar, separe a pele da carne. A pele perde a crocância se for requentada enquanto a carne fica de boa. Daí você tira a pele da geladeira, deixa ela esfriar até a temperatura ambiente e esquenta apenas a carne. Segundo a receita original, fica bem de boa.
  • Como não testamos a receita ainda, resta aferir se esse papo de chinês ser o gostosão da barriga de porco crocante. Vai ver é conversa fiada e dá muito mais trabalho do que a boa e velha barriga de porco mineira.

É isto.

Esta receita foi registrada originalmente no site do Bolonha Club originalmente em 15 de março de 2017.

Agora você vai ser a minha cobaia. Teste esta barriga de porco crocante chinesa e nos diga se valew a pena. Se você conhece um outro método mais fácil e rápido, conte pra nós também.

Abraços!

Mais informações e receitas

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x