Grande Prêmio de Laguna Seca de Fórmula Indy de 1996
Adicionado a 23 de fevereiro de 2021 por Valewson.
Gravação do Grande Prêmio de Laguna Seca da Fórmula Indy de 1996, a última rodada dessa temporada da categoria. Inclui a lendária ultrapassagem de Alessandro Zanardi em cima de Bryan Herta na última volta.
Esta é a gravação do Grande Prêmio de Laguna Seca da Fórmula Indy de 1996 (1996 Toyota Grand Prix of Monterey), chamado também de Grande Prêmio de Monterrey, a 16ª e última rodada da temporada da categoria daquele ano que se deu no dia 8 de setembro, no estado americano da Califórnia.
O vídeo contém a corrida completa e inclui a lendária ultrapassagem de Alessandro Zanardi no saca-rolhas (corkscrew) durante a última volta da prova em cima de Bryan Herta. Também está narrado em inglês e foi retirado do próprio canal oficial da IndyCar.
Quem largou na frente no circuito misto Laguna Seca Raceway foi o próprio Zanardi, que então corria pela Chip Ganassi Racing e já era o Rookie of the Year. Já os brasileiros que disputaram a prova, e tinha uma porrada deles nesta época, começaram nas seguintes posições:
Maurício Gugelmin (PacWest Racing) largou na segunda fileira do lado de dentro;
André Ribeiro (Tasman Motorsports) qualificou pra 4ª rodada no lado de dentro;
Ao lado de Ribeiro, tivemos Christian Fittipaldi (Newman/Haas Racing);
Gil de Ferran (Jim Hall Racing), quem ganhou sua primeira corrida da Indy em Laguna Seca em 1995, largou na fileira de número 7 do lado de fora;
Raul Boesel (Brahma Sports Team), correndo com o carro com o nome de uma cerveja que virou esgoto atualmente, qualificou pra 11ª, no lado de fora da pista;
Roberto Pupo Moreno (Payton/Coyne Racing) começou logo atrás, mas no canto de dentro da 12ª fileira.
O nosso magnânimo Emerson Fittipaldi competiu nesta temporada pela Hogan Penske, mas, por algum motivo que não me recordo, não disputou as quatro últimas corridas do ano.