Coleção em Ação Show - A história de Miami Vice
O Coleção em Ação Show traz a história de Miami Vice — seriado que ditou a moda nos anos 80 —, com curiosidades, brinquedos da Glaslite, dublagem, a chegada na TV brasileira e muito mais...além da nostalgia, é claro!
Adicionado a 29 de julho de 2025, por Valewson. | Acesse à descrição completaEste vídeo publicado originalmente a 22 de junho de 2025 no canal Coleção em Ação Show, apresentado pelo Teily Fábio, traz a história de Miami Vice — seriado que ditou a moda nos anos 80 e é provavelmente a maior influência do movimento retrowave —, com curiosidades, brinquedos da Glaslite, dublagem, a chegada na TV brasileira e muito mais…além da nostalgia, é claro!
A série que mudou a TV… e a estética dos anos 80
Miami Vice estreou nos Estados Unidos em 16 de setembro de 1984, no canal NBC, com uma proposta visual e sonora revolucionária para os dramas policiais da época. Criada por Anthony Yerkovich e produzida por Michael Mann, a série incorporava o melhor da moda, música e cinematografia — tudo com o pano de fundo da criminalidade em Miami, então dominada pelo tráfico de drogas.
Don Johnson, o visual icônico e o nascimento de um estilo
O papel do detetive Sonny Crockett ficou com Don Johnson, que na época ainda era pouco conhecido, mas seu visual — blazer pastel, camiseta por baixo, tênis branco, óculos Ray-Ban e barba por fazer — virou moda instantânea nos EUA. Já Ricardo Tubbs, vivido por Philip Michael Thomas, vinha de Nova York e trazia um contraste, interpretando um agente mais sério e sofisticado.
A química entre os dois personagens transformou a dupla em um dos maiores ícones da TV, e o episódio piloto, com clima de longa-metragem, apresentou ao público a vingança que motivava ambos: Crockett perdeu o parceiro; Tubbs, o irmão.
Sucesso, prêmios e influência cultural
Com 114 episódios ao longo de cinco temporadas (1984–1990), a série foi um sucesso de público, crítica e estilo, com a ambientação real em Miami trazendo autenticidade e servindo de vitrine para a cidade, que viu o turismo disparar e até uma mudança no combate à criminalidade real, segundo estudiosos, que argumentam que incentivou a polícia da vida real a se empenhar mais, com medo do lugar ficar que nem o programa.
Além disto, como a estética de Miami Vice teve impacto direto na moda, o estilo pastel também acabou ganhando as vitrines. A loja de departamentos Macy’s, por exemplo, criou uma seção inteira inspirada na série.
Trilha sonora que virou fenômeno
Outro diferencial de Miami Vice foi a trilha sonora, com artistas do calibre de Phil Collins, Tina Turner, Glenn Frey e muitos outros contribuindo para a atmosfera da série. O tema instrumental de Jan Hammer chegou a entrar nas paradas de sucesso — algo raríssimo para uma música de série televisiva.
Estrelas convidadas e revelações
A série também ficou conhecida por participações especiais que iam de músicos veteranos como Miles Davis, James Brown e Little Richard a futuros astros como Bruce Willis, Julia Roberts, Liam Neeson, Michael Richards e Chris Rock.
Inclusive, isto pode ser visto no vídeo a seguir:
Miami Vice no Brasil
No Brasil, a série estreou em 5 de março de 1986 no SBT, em horário nobre, onde, durante quatro anos, teve apenas as três primeiras temporadas exibidas, repetindo os episódios com frequência.
Em 1990, Miami Vice foi para a Globo, que exibiu a quarta temporada, e logo depois passou pela TV Gazeta, que trouxe a quinta e última temporada. O seriado ainda voltaria à emissora do Plim Plim em reprises, além de ganhar espaço em canais pagos nos anos seguintes.
A negociação para trazer a série ao Brasil foi marcada por reviravoltas: Silvio Santos teria pago US$ 12 mil por episódio, após a Globo ter esnobado inicialmente a proposta, preferindo investir em Moto Laser (pra tentar pegar o vácuo da Super Máquina). Ironicamente, embora Moto Laser tenha tido um bom desempenho, Miami Vice acabou ofuscando a aposta global.
Dublagem marcante e elenco de peso
A dublagem brasileira, que na época era da prateleira mais elevada, foi feita pela Herbert Richers, o que mostrou-se essencial para a identificação com o público com Miami Vice. Destaques incluem:
- Don Johnson / Sonny Crockett – Dublado por Dário de Castro e, depois, Hélio Ribeiro.
- Philip Michael Thomas / Ricardo Tubbs – Roberto Macedo.
- Sandra Santiago / Gina Calabrese – Fátima Mourão e depois Ângela Bonatti.
- Edward James Olmos / Tenente Castillo – Júlio César Barreiros.
Sucesso entre adultos…e crianças
Mesmo sendo uma série policial com conteúdo adulto, Miami Vice fez sucesso entre a criançada brasileira — graças ao apelo visual e à trilha sonora. A Glaslite, como não poderia deixar de ser, lançou uma coleção de brinquedos baseada na série em 1986, com reaproveitamento criativo de moldes: armas, carros esportivos, lanchas e acessórios viraram itens de desejo. Se bem lembramos, isto deve ter sido parte da linha Heróis da TV, que tinha a mesma proporção dos bonequinhos Comandos em Ação.
O filme de 2006 e os rumores de retorno
Em 2006, Michael Mann dirigiu um filme inspirado na série, estrelado por Colin Farrell (Crockett) e Jamie Foxx (Tubbs). Apesar da recepção morna na época, o longa ganhou status cult com o tempo pela sua qualidade.
Rumores recentes apontam um novo filme com direção de Joseph Kosinski, o mesmo de Top Gun: Maverick — e, segundo Teily, os fãs estão otimistas.
Legado eterno
Miami Vice não é apenas uma série policial — é um marco estético, musical e cultural. Do visual à trilha, do impacto social ao revival nostálgico, ela segue viva na memória de quem cresceu nos anos 80 e até inspira produções modernas ligadas ao synthwave e ao retrowave.
Pronto.
Destrinchamos mais um vídeo do Coleção em Ação Show para deixar para a posteridade. É bem legal essa parada nostálgica dos anos 80, especialmente quando se relaciona ao synthwave. Quem sabe não nos dá umas ideias para bolar novos produtos nesta linha? Trilha sonora é o que não falta.
Enfim, falta só você nos dizer o que pensa de Miami Vice e se gostou desta viagem nostálgica que fizemos neste post. E, se curtiu, não deixe de compartilhar com seus amigos que também viveram aquela época e foram fãs deste seriado singular!
VaLeW!
Mais informações nostalgia
Visão geral
- Duração: 18:15
- Categoria(s): Vídeos
- Canal: Coleção em Ação Show
- Marcador(es): Cultura pop, Curiosidades, Nostalgia, Retrowave, Série de TV, TV Brasileira
- Postado por: Valewson