A história dos Caça-Fantasmas

Coleção em Ação Show traz a história dos Caça-Fantasmas, a franquia que iniciou-se com o incrível filme dos anos 80 e foi além, com sequências, brinquedos, desenhos animados, revistas em quadrinhos, games e mais!

Adicionado a 22 de setembro de 2025 Facínora Vídeos, Artigos Descrição completa

Publicado originalmente em 30 de junho de 2019 no canal Coleção em Ação Show, este vídeo traz a história dos Caça-Fantasmas, a franquia que iniciou-se com o incrível filme dos anos 80 e, excluindo algumas vergonhas como aquela desgraça estapafúrdia de 2016, tem feito a nossa alegria desde então.

Com tanto tempo de existência, tem muita coisa bacana relacionada aos Ghostbusters para além dos longa-metragens, como brinquedos, desenhos animados, revistas em quadrinhos, games e muito mais, e tem pelo menos um pouco de isso tudo aqui.

Note entretanto que o Teily Fábio apresenta mais um vídeo daquele jeitão, com muita nostalgia e curiosidades, mas note que, na época em que o conteúdo foi publicado (2019), alguns Caça-Fantasmas ainda não haviam sido lançados, como os filmes Ghostbusters: Afterlife (2021) e Ghostbusters: Frozen Empire (2024) e os jogos Ghostbusters: The Video Game Remastered (outubro de 2019), Ghostbusters: Spirits Unleashed (2022) e Ghostbusters: Rise of the Ghost Lord (2023).

Um clássico dos anos 80

A franquia Caça-Fantasmas foi criada por Dan Aykroyd e Harold Ramis, com o primeiro filme lançado em 1984. Inicialmente, Aykroyd imaginou uma história diferente, com viagens no tempo e uma equipe tática, quase como a SWAT, com John Belushi como Peter Venkman, entretanto, após a morte de Belushi por overdose, Bill Murray assumiu o papel. O saudoso John Candy e Eddie Murphy também foram cotados, mas não participaram.

As filmagens começaram em 1983, e o filme se tornou um dos maiores sucessos do ano, contando a história dos parapsicólogos Peter, Ray e Egon, que, após perderem verbas universitárias, abrem uma empresa de caça-fantasmas em Nova York. Eles reformam uma base de bombeiros, criam mochilas de prótons e transformam uma ambulância Cadillac no icônico Ecto-1.

Cena memorável: a primeira missão, onde destroem um hotel de luxo caçando um fantasma, é uma das melhores do cinema, segundo o vídeo.

Do sucesso ao remake horroroso

Depois do sucesso e impacto estrondoso do original, Caça-Fantasmas II (1989) trouxe a equipe de volta, mas com menos impacto, embora ainda seja um filme ainda muito bom, com a participação do Mr. Vigga Vigo the Carpathian, um sujeito diabólico livremente baseado no Príncipe Vlad III.

Daí teve um dos capítulos mais infelizes da história do universo que foi aquele remake ridículo de 2016. Os cretinos responsáveis por essa droga acharam que ia arrebentar a boca do balão lacrando com elenco feminino e um humor mais imbecil que o presidente da república, mas não caiu no gosto dos fãs de jeito nenhum, sendo considerado fraco mesmo ignorando a lacração. A sorte é que essa porcaria não faz parte da continuidade clássica dos Ghostbusters, e as besteiras que forçaram ali ficaram por ali mesmo. O vídeo menciona a expectativa para o filme de 2020 (Ghostbusters: Afterlife), com um teaser do Ecto-1 que empolgou, embora sem Harold Ramis, falecido em 2014, o quarteto original não se reuniria.

De fato, Ghostbusters: Afterlife (2021) resgatou a nostalgia, conectando a nova geração aos originais, sendo um filme até legalzinho (um dos que salvam daquele ano). Já Ghostbusters: Frozen Empire (2024) continuou a saga, mas bem fraquinho, formuláico, não envolvente, apesar de contar também com participações do elenco original até mais do que seu predecessor.

Derivados

A série animada The Real Ghostbusters (1986-1991) foi um sucesso, com 140 episódios, exibida no Brasil pela Record e Globo. Esse era bem legal mesmo, mas tinha também o Ghostbusters, baseado numa série live action de 1975 chamada The Ghost Busters. Acho que no Brasil, o desenho passou primeiro no SBT. Consta que ele também faz parte do multiverso dos Caça-Fantasmas e, em alguns aspectos, era até mais divertido do que The Real Ghostbusters.

Depois, tivemos também o Extreme Ghostbusters (1997), com menos destaque, mas com novos personagens. Os brinquedos, lançados pela Kenner a partir de 1986, incluíram 10 waves com figuras, veículos e fantasmas criativos. No Brasil, a Estrela lançou versões de qualidade em 1987, como o Ecto-1, um item adorado por colecionadores. Outras linhas, como da Trendmasters, NECA, Funko, Playmobil e Lego, mantêm a franquia viva.

As histórias em quadrinhos como as da da IDW também expandiram o universo dos Caça-Fantasmas, com crossovers épicos como Tartarugas Ninja, Arquivo X e o megaevento Infestação, com Transformers e Star Trek. Essas HQs mostram que a franquia vai além dos filmes, espalhando os heróis pelo mundo e em outros mundos.

Há também os games, que recriaram a emoção de caçar fantasmas com mochilas de prótons de uma forma lúdica. Desde adaptações clássicas dos anos 80, como os títulos de Master System e Nintendinho até jogos modernos, a franquia continua conquistando gerações, seja nos consoles, PCs, na telona, desenhos ou nas páginas dos quadrinhos. Ah! Não posso esquecer que tem até mods para Doom, como GhostBusters DOOM 2 Total Conversion e Ghostbusters: Hell on Earth, cada um com sua proposta, mas ambos muito legais também.


O vídeo do Coleção em Ação Show é uma viagem nostálgica pela história dos Caça-Fantasmas, dos filmes icônicos aos brinquedos e quadrinhos que marcaram gerações. Também mostra que com humor e aventura, a franquia segue viva, mesmo com vergonhas colossais.

Qual sua lembrança favorita dos Ghostbusters? O que achou deste vídeo? Pra mim, ficou daquele jeitão!

Compartilhe nos comentários e reviva essa nostalgia!

Abraços!

Mais informações e nostalgia

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x